quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Startup paulista lança crowndfunding para ‘Chá de Bebê online’

Espichamos.com, plataforma colaborativa voltada ao compartilhamento de artigos infantis, oferece o e-Listas, solução para arrecadação de fundos, pela internet, para montar um enxoval eficiente

São Paulo, 30 de novembro de 2016 – O momento que antecede o fim da gravidez é repleto de emoções, ansiedade e muitas dúvidas. Entre elas está o enxoval do bebê, que deve contemplar todos os itens necessários aos primeiros meses de vida da criança, sem que pese no orçamento familiar e evite o desperdício de produtos. Segundo pesquisa desenvolvida pela TNS Research International, 77% das futuras mamães têm tudo pronto ainda no período da gestação e 67% estão dispostas a gastar mais de R$ 1.500,00 com o enxoval. No caso de a família optar pelo uso de fraldas descartáveis – que chegam a mais de quatro mil unidades por criança até o desfralde (que geralmente ocorre a partir dos dois anos de idade), apenas o gasto com este produto é estimado em R$ 4.000,00 (considerando-se o valor médio de R$ 1,00 por unidade).

Alinhado à sua missão de promover o consumo consciente e a economia colaborativa entre famílias por meio da conexão de pessoas e do incentivo ao compartilhamento de produtos, o Espichamos.com lança o e-Listas, solução dedicada a ajudar pais e mães a planejarem um enxoval eficiente, que seja 100% usado pelo bebê, por meio de uma lista virtual que reverte presentes em dinheiro. “Na empolgação, tanto os pais como toda a família e amigos acabam comprando muitos itens sem conhecimento, que podem ser caros e, muitas vezes, não serão usados. O dinheiro vai embora junto com o espaço para guardar tantas coisas dentro de casa”, explica Vanessa Delpy, cofundadora e uma das sócias do Espichamos.com. “E, além do desperdício, dá dó ver tantas coisas especiais, dadas por pessoas que amam a família, não servirem, apesar de ainda estarem com a etiqueta”, completa.

“Nosso objetivo com o e-Listas é incentivar o planejamento inteligente do enxoval, mostrando que não é necessário comprar tudo o que existe no mercado de uma só vez. Ao usar o valor arrecadado para adquirir o que precisam a curto, médio e longo prazos, conforme a fase do crescimento do bebê, é possível empregar melhor os recursos. Inclusive, nossa sugestão é que o dinheiro seja remanejado para uma aplicação financeira assim que recebido, permitindo rendimento até seu uso total”, acrescenta Vanessa.

A dinâmica do serviço é simples e fácil: o primeiro passo é criar no Espichamos.com a e-Lista mais adequada à família. É possível utilizar como ponto de partida a lista default do site, que incentiva o consumo consciente: de itens mais básicos e em quantidade econômica. Podem ser encontradas fraldas, carrinho, roupinhas, itens de higiene e alimentação, além de outras opções que fazem parte do universo dos bebês. O site também permite a criação de enxovais totalmente customizados, com a inclusão de itens diversos, como os utilizados na decoração do quarto da criança, por exemplo.

Depois de salvar a e-Lista, o site gera uma ‘URL’ (endereço eletrônico) exclusiva, que poderá ser compartilhada com amigos e familiares ou, ainda, para convidados de eventos tradicionais como os chás de bebê, chás de fraldas e de revelação, sendo muito similar a uma lista de casamento. O valor é depositado diretamente em uma conta Moip dos pais, o meio de pagamento utilizado pela plataforma. O site cobra uma comissão de 10% do valor total arrecadado com a lista, para a manutenção da estrutura do ambiente online personalizado e seguro para os usuários.

Os benefícios do e-Listas são diversos:
·       Consultoria: o site já sugere uma quantidade econômica de itens para o enxoval, seja para um bebê, gêmeos, trigêmeos etc, apontando o que é essencial para os primeiros meses dentre a infinidade de itens disponíveis no mercado;
·       Customização: é possível criar uma lista totalmente customizada, com itens e quantidades que os pais desejarem. Além disso, também é possível personalizá-la com a data e o nome do evento (ex. Chá do Dudu), quantidade de bebês e foto. Assim, darão identidade customizada à pagina que será distribuída aos convidados;
·       Inteligência: como os artigos são comprados à medida que o bebê precisa, todos os “presentes” (valor arrecadado) são utilizados. Com isso, evita-se o desperdício de fraldas, roupas e outros itens por conta do crescimento da criança, do gosto dos pais ou da utilidade do produto;
·       Acessibilidade econômica: os preços de presentes como fraldas, lenço umedecido, body, etc, são pesquisados e cadastrados de acordo com os melhores (mais econômicos) valores do mercado. Além disso, artigos mais caros (ex. berço, carrinho, cômoda etc.) aparecem com duas ou mais sugestões de preço, para que o dono da lista possa incluir o que achar que os convidados podem ou desejam pagar;
·       Acessibilidade: a solução online permite que este momento especial seja compartilhado até com amigos e parentes distantes – inclusive os que moram em outros países;
·       Mais espaço em casa: só quem já fez um chá de fraldas sabe quanto espaço elas podem ocupar – tendo, algumas vezes, que ser distribuídas pelas casas de parentes. Com essa solução, as fraldas podem ser compradas à medida que o bebê vai crescendo;
·       Investimento certo: o valor arrecadado com a lista pode ser investido em uma instituição financeira, permitindo que os recursos rentabilizem até que sejam utilizados em sua totalidade.

Para os convidados, a solução também é bastante prática, econômica e segura: podem participar deste momento especial mesmo estando fisicamente distantes; encontram presentes já escolhidos pelos pais, com diferentes valores e sempre competitivos, dentro da média de preços do mercado; a escolha, pagamento e entrega são feitos rapidamente e em uma única transação; contam com ambiente seguro; e, ao concluir a compra, podem escrever uma mensagem que será enviada à família junto com a informação do presente comprado, o que facilita a identificação daqueles que participaram deste momento especial.

Os gastos com um enxoval podem variar muito de acordo com a situação financeira de cada família. Parte-se do princípio de que todos querem o melhor para o bebê e não medirão esforços para seu conforto. No entanto, Vanessa afirma ser completamente possível montar um enxoval, gastando-se muito pouco ou com o reaproveitamento de itens que foram usados por outras crianças (filhos de amigos e parentes), por exemplo. “Para que tenhamos um mundo mais sustentável é preciso despertar para o que realmente importa: filhos precisam de atenção, de beijos, carinho e educação. Economizar agora com o enxoval pode fazer diferença se o valor for guardado para a criança utilizar no futuro”, conclui Vanessa.

Empreendedorismo feminino conectando famílias

Há pouco mais de um ano, o Espichamos.com foi ao ar para que famílias pudessem compartilhar bons artigos já usados pelos filhos, defendendo a filosofia do consumo responsável e colaborativo. A ideia do site surgiu em 2014,quando uma das sócias, Vanessa Delpy, sentiu a necessidade de encontrar um caminho profissional alternativo, que lhe permitisse ficar mais tempo com os filhos, mas que também contribuisse para melhorar o mundo para eles. Nessa época, notou que muitas das roupas das crianças, que já eram de segunda e terceira mãos, continuavam em ótimo estado mesmo quando ficavam pequenas. Em conjunto com a Viviane Araújo, sua prima, amadureceu a ideia e criaram um marketplace online para intermediação de compra, venda, troca e doação de artigos infantis. Heloisa Godoy, a terceira sócia, também deixou a carreira corporativa e ingressou no projeto em junho deste ano, ao fim de sua licença maternidade.

Com perfil digital, idealizado e conduzido por mulheres, o negócio do Espichamos.com se enquadra no modelo do empreendedorismo feminino, que está contribuindo substancialmente com a movimentação da economia e o combate à crise no País. Um estudo conduzido pelo Banco Mundial revelou que 40% das trabalhadoras no mundo são mulheres e que, nos últimos 10 anos, essa vertente cresceu 16% (contra 7% dos homens). Nesse período, o número de empreendedoras e chefes de família saltou, no Brasil, de 6.3 milhões para quase 8 milhões, com 46,7% das pequenas empresas sendo lideradas por elas (dados reunidos no portal #ElaFazHistória).

84% das profissionais eram assalariadas antes de empreender no negócio atual e 71,5% está no ramo de Comércio ou Serviços; educação familiar e comunidades são segmentos onde estão mais dispostas a investir seus lucros. Em 2015, dobrou o número de páginas de negócios criadas por mulheres no Facebook e no Instagram, assim como as mensagens enviadas a elas.

Uma recente pesquisa divulgada pela Rede Mulher Empreendedora (RME) apontou que 79% das profissionais tem formação superior completa (ou mais) e que 39,1 anos é a média de idade. A maioria é casada, com filhos e apresenta um grau de escolaridade um pouco maior do que as que planejam empreender (que tem média 36,5 anos), sendo que 30% pertence a Classe C, enquanto 35% das mais velhas pertencem a classe A. O Sebrae aponta que 8 milhões dessas trabalhadoras são formais, mas a RME indica que o contingente de informais ultrapassa 22 milhões no Brasil.

Assim como no Espichamos.com, 75% das mulheres decidiram empreender após a maternidade e, na classe C, essa porcentagem aumenta para 83% (dados RME). Tais dados refletem o movimento que vem se fortalecendo nos últimos anos: o do empreendedorismo materno.

E-commerce, negócios voltados ao artesanato, à gastronomia ou ao vestuário infantil são os favoritos das mães empreendedoras. O fundamental, segundo o Sebrae, é que a atividade não exija presença física permanente em horário integral. Essa premissa se confirma com as razões para empreender apontadas pelas respondentes da pesquisa da RME: 52% delas estavam em busca de flexibilidade de horário, com 68% que afirmaram trabalhar em casa na maior parte do tempo. Ainda de acordo com o Banco Mundial, 90% das empreendedoras faz jornada dupla, trabalhando em suas empresas e em casa.

A confiança é característica forte das trabalhadoras do setor. Mesmo com todo o discurso negativo da crise atual do País, os negócios de mais da metade (63%) das empreendedoras está melhor do que há três anos, com fortes perspectivas de melhoria para os próximos três (dados RME).

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Sobre o Espichamos.com
O Espichamos.com é uma plataforma colaborativa que tem como missão promover o consumo consciente e a economia colaborativa entre famílias, por meio da conexão de pessoas e do incentivo ao compartilhamento de produtos. Como marketplace, possibilita às famílias vender, comprar, trocar e doar artigos infantis novos ou usados. O e-Listas, solução baseada no modelo de crowdfunding, permite aos pais e mães criar enxovais eficientes, revertendo os presentes em dinheiro para que sejam usados da melhor maneira para a criança e à medida que ela cresce.https://espichamos.com/

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