quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

5 dicas para você preservar a sua coluna em viagens

Realizar alongamentos e ter cuidado com o peso da mala são alguns dos cuidados obrigatórios para quem vai enfrentar longas horas na estrada


Já pensou se no momento da sua viagem, momento tão esperado, você sentir aquela fisgada na coluna? Isso acontece muito com quem resolve “levar a casa na mala de viagem” ou para quem passa muitas horas no trânsito sem ao menos dar uma esticada nos braços e nas pernas. Por isso, preste atenção nas dicas do ortopedista Rogério Vidal, especialista em coluna do Hospital das Clínicas, para não ter que encurtar a sua viagem de descanso.

Dica 1 - Atenção com a postura
A falta de postura pode fazer você trocar o lazer pela sala de fisioterapia. Por isso, é importante ter cuidado com a postura durante a viagem tanto durante o trajeto quanto nos dias de descanso. Evite também fazer movimentos bruscos ou fora do que já está acostumado. Se a atividade for muito intensa, ela poderá gerar aquela dor incômoda de fadiga muscular que persiste por alguns dias e limita o lazer.

Dica 2 - Posição do banco do carro
Fique atento a posição do banco enquanto estiver dirigindo. A distancia correta pode evitar dor nas pernas, braços e principalmente na coluna. O especialista comenta que é fundamental ajustar o banco do carro da forma correta. “É imprescindível corrigir a posição do banco, deixando a lombar totalmente apoiada. O banco não pode ficar nem muito para trás, nem muito para frente. Os braços não devem ficar totalmente esticados e tampouco muito dobrados limitando os movimentos”, explica o especialista

Dica 3 - Faça alongamentos
Caso o trânsito esteja muito ruim e o tempo parado no trânsito for longo, o ideal é alongar pernas e braços, alerta Dr. Rogério Vidal. “O movimento simples de abrir e fechar as mãos pode melhorar a circulação no membro superior e acaba melhorando também todo o retorno do sangue e até a posição da coluna cervical”. Outro alongamento considerado fundamental para aliviar a tensão e as dores nas costas é a movimentação do pescoço. “Enquanto o carro estiver parado, o motorista deve movimentar o pescoço de um lado e de outro. Umas cinco vezes de cada lado é o ideal. Esse simples movimento já vai aliviar bastante a tensão”, explica o especialista. O mesmo vale para voos e trajetos longos de ônibus. Procure andar e mexer os pés durante o voo e descer nas paradas para caminhar um pouco.

Dica 4 - Cuidado ao carregar as malas
O peso da mala também é um grande vilão para a coluna e a viagem tão esperada pode ser interrompida pela falta de postura na hora de carregar peso ou abaixar para levantar a mala. “É preciso retomar a atenção com a postura. Evite sobrecarga de peso na mochila de viagem,  não faça movimentos bruscos e dê preferência para as malas com rodinhas quando possível”, afirma Dr. Rogério Vidal.

Dica 5 - Comece já o trabalho de prevenção
Alongar o corpo durante o dia e  fazer caminhas são medidas que podem auxiliar na prevenção de dores na coluna. O especialista relata ainda que essas medidas simples podem também dar resultado quando os primeiros sintomas aparecem. “Primeiro é preciso que a pessoa se conscientize que o alongamento tem que fazer parte do dia a dia dela. Esse é um ponto fundamental para prevenir as dores. Lembrando que o alongamento deve ser feito antes, durante e depois do exercício, esforço”.

Dr. Rogério Vidal de Lima – Ortopedista - www.rogeriovidal.com.br
Dr. Rogério Vidal de Lima é especialista em Coluna pelo Hospital das Clínicas – SP, membro da SBOT - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, membro da Sociedade Brasileira de Patologias da Coluna e ainda da International Affiliate Membership of AAOS – American Academy of  Orthopaedic Surgeons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário