segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Temporal à vista? dicas sobre como agir ao volante





Eles voltaram com tudo. Sim, estamos falando dos temporais que chegam no final de ano e vão até o fim do verão, com direito a muitos raios e trovões. Muitas vezes, um desses nos pega desprevenidos quando estamos dirigindo. Medo, nervoso, preocupação são sintomas comuns em uma situação como essa, um desafio até para o mais experiente dos motoristas.
Pode ser difícil evitar uma tempestade, a gente sabe. Por isso, a Ford separou algumas dicas sobre como agir durante uma forte chuva que podem deixar o motorista mais tranquilo para enfrentá-la.
Se precisar de mais informações, João Filho, Engenheiro-chefe da Ford para América do Sul, está à disposição para falar sobre o assunto.







1-      Dirigir sob chuva forte não é uma boa ideia. Antes de sair, verifique a previsão do tempo e, se possível, considere mudar seus planos caso uma tempestade esteja a caminho.

2-      Esteja sempre alerta: Use sua visão e audição para monitorar o que está acontecendo ao redor. Se o céu escurecer ou estiver trovejando bastante, é sinal de que vem chuva forte por aí.

3-      Mantenha a calma: Quando está chovendo muito, adeus visibilidade. Além disso, as ruas ficam mais escorregadias. Dirija o mais devagar possível mantendo sempre as mãos no volante e os olhos na pista.

4-      Cuidado com a hidroplanagem: Algumas ruas e trechos de estradas formam poças de água capazes de fazer com que o pneu do carro perca o contato com a rua. Se isso acontecer, de novo mantenha a calma. Tire o pé do acelerador, mantenha as mãos firmes ao volante e ande devagar para manter uma direção segura.

5-      Evite pontos de alagamento: Se você não consegue enxergar a rua debaixo d’água, melhor não seguir adiante. Pela frente você pode encontrar um buraco ou outros detritos que podem danificar o carro ou causar acidentes. Além disso, água em excesso pode danificar o motor e sistemas elétricos do veículo.

6-      Mantenha-se visível: Deixe os faróis ligados, mesmo durante o dia, para melhorar o seu campo de visão e também para que as pessoas consigam enxergar o seu carro em meio ao temporal. Se o vidro ficar embaçado, ligue o desembaçador e mantenha o ar-condicionado ligado para manter o ambiente sempre fresco.

7-      Encoste e espere: Se estiver no meio de uma tempestade com relâmpagos, a melhor opção é parar o carro em um local seguro e esperar a chuva passar ou diminuir a intensidade. Se possível, evite lugares com poças de água, árvores, áreas elevadas ou próximas a postes de energia. Se estiver esperando a chuva passar dentro do carro, evite contato com peças de metal no veículo, pois elas são condutoras de energia.


Tecnologias Ford que auxiliam o motorista
Já que o assunto é segurança, os carros da Ford possuem tecnologias que ajudam bastante a enfrentar os dias de tempestade. Veja como funcionam:

·         Sensor de chuva

Ao caírem as primeiras gotas no para-brisa, os limpadores são ativados automaticamente por sensores. Além disso, também regula a velocidade do limpador de acordo com a intensidade da chuva. Disponível no Fusion, Fusion Hybrid, Edge, Focus, EcoSport e New Fiesta.


·         Advancetrac – Controle eletrônico de estabilidade e tração. 
O sistema mantém o carro “grudado” no chão durante as curvas, perfeito para manter a estabilidade quando a pista está úmida. Se o motorista for obrigado a virar abruptamente o volante, o sistema automaticamente verifica o ângulo do carro e a velocidade, enquanto o controle eletrônico de estabilidade (ESP) impede o bloqueio das rodas e balanceia a força de frenagem de cada uma individualmente. O Advancetrac também reduz a velocidade da roda para permitir o máximo controle. Disponível no Fusion, Fusion Hybrid, Focus, Edge, Ranger, New Fiesta, EcoSport e Ka.


·         Acendimento automático dos faróis

Você não precisa se preocupar em acender os faróis quando começar a chover, ao anoitecer e quando entrar em um túnel, pois com esta tecnologia os faróis acendem sozinhos. Disponível no Fusion, Fusion Hybrid, Ranger, Edge, Focus, EcoSport e New Fiesta.

Nova geração de faróis adaptativos da Ford melhoram visibilidade em situações emergenciais

A iluminação externa do veículo é uma das grandes preocupações da Ford. Recentemente, a empresa apresentou na Europa um novo sistema de faróis adaptativos que atua automaticamente de acordo com as condições extremas do ambiente - inclusive durante chuva intensa e tempestade. Essa nova tecnologia de segurança ajuda a melhorar a visibilidade do motorista em situações emergenciais.

O sistema funciona em conjunto com o limpador de para-brisa, com as condições de luminosidade e com a velocidade do veículo para ampliar ou reduzir o facho de luz automaticamente conforme a necessidade. Em caso de chuvas e tempestades, ele aumenta a visibilidade da pista encharcada e minimiza o ofuscamento para outros veículos, além de diminuir os riscos quando há ciclistas ou pedestres por perto.

A novidade chega inicialmente em modelos vendidos pela Ford na Europa (incluindo as linhas C-Max, S-Max, e Galaxy) e, como as demais inovações da Ford, deve ser expandida gradativamente para outras linhas de veículos da marca no mundo.


Claro que a melhor opção é evitar ficar no meio de uma tempestade enquanto dirige, mas se isso não for possível, essas dicas podem te ajudar a enfrentar o temporal e a estrada com tranquilidade e segurança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário