terça-feira, 29 de novembro de 2016

Sesc promove ‘Semana Inclusiva’ com atividades que integram pessoas com e sem deficiências

No propósito de compartilhar e vivenciar as diferenças e respeito pelo outro,
programação aberta ao público acontece entre os dias 2 e 9 de dezembro.



No dia 3 de dezembro, celebra-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como marco para discutir, ampliar e planejar um cotidiano com maior qualidade de vida e acesso aos direitos pelas pessoas com deficiência. Sendo assim, entre os dias 2 e 9 de dezembro, o Sesc Campinas promove a Semana Inclusiva em parceria entre o Sesc São Paulo e a Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Objetivo é integrar pessoas com e sem deficiência através das atividades de arte, esporte e educação como forma de incentivo a cidadania compartilhada, criando condições de inclusão e respeito pelas diferenças de como cada pessoa vive e enxerga o mundo através de suas experiências individuais, além de democratizar a discussão e buscar possibilidades concretas de inclusão.

Sesc São Paulo é parceiro da SEDPcD desde 2011 e, além de entender, acredita na relevância social desta iniciativa. Como forma de fortalecer a discussão e buscar possibilidades concretas de inclusão, o Sesc anualmente promove a Semana Inclusiva, programação com atividades em várias unidades da capital, interior e litoral.

Abrindo a programação da Unidade, no dia 2 acontece um bate-papo sobre o Lançamento da Lei Brasileira De Inclusão Comentada com participação de Fabiana Bonilkha, Carlos Ferrari, Felipe Hotz e Emanuelli Alkmin. Atividade gratuita e aberta ao público das 17h às 21h. Necessária confirmação de presença através do e-mail mobilizacaoautonomia@feac.org.br. Outra atividade, Gravuras do Acervo Sesc, às 13h30, tem como objetivo apresentar as técnicas artísticas poéticas e artísticas de seus autores enfatizando a técnica da gravura e diversidade de estilos através da exposição das obras nas paredes do Sesc Campinas.

O esportivo traz GMF Para Todos de terça a domingo em três horários: às 10h30, 15h30 e 19h30. A proposta é fazer com que os participantes movimentem-se de diferentes formas através de desafios corporais e novas possibilidades de exercícios. Para participar, basta efetuar a inscrição com 30 minutos de antecedência no Galpão da GMF. Atividade gratuita a partir de 12 anos.

No dia 3, às 14h, a contação de história do Grupo Ziriguidum, Gnomos de GNU – Uma aventura espacial mostra o que pensariam os habitantes de outros planetas se pudessem observar de longe a vida que levamos aqui na terra. Atividade gratuita com narração em libras por Letícia Navero.

Com tradução em libras, a vivência Blocos de Construção – Exercícios de Esculturas Efêmeras, de Luiza Sandler, acontece no domingo, dia 4, das 14h às 17h30. Atividade propõe a dinâmica de construção coletiva e aberta com um jogo de peças de madeira divididas em kits na construção de esculturas artísticas tridimensionais. Nesse mesmo dia, às 13h30, o atleta e medalhista Luiz Henrique Medina, também conhecido como Kaíque, participa da atividade Tênis de Mesa com Kaíque,contando um pouco de sua história vitoriosa no esporte, inclusive compartilhando da experiência deconquistar a medalha de prata por equipes e bronze individual nos Jogos Parapan-Americanos Rio-2007.

Já no dia 7, ás 10h, a exposição Visão das Imediações faz parte de uma caminhada sensorial com apresentação e reflexão sobre a urbanidade a partir das obras em grande escala instaladas no muro externo do Sesc Campinas. Atividade gratuita e aberta ao público terá tradução em libras.

Nos dias 6 e 7, o Ateliê de Escultura propicia o contato e a experimentação com diferentes materiais: argila, madeira, aço e papel com o objetivo de finalizar uma peça tridimensional de cada participante, a atividade terá orientação das artistas Fernanda Lazzarini e Luiza Sandler.

A exposição Cidades Transparentes recebe visita educativa com a presença da artista Luiza Sandler no dia 9 às 19h, explicando aos participantes os aspectos das artes visuais com foco na escultura com tradução em libras.

Na programação de cinema e vídeo, a Mostra de Curtas traz filmes acessíveis de animação selecionados pela organização do D.I.A. (Dia Internacional da Animação) a serem exibidos com legendas open caption e audiodescrição duas edições: para crianças no dia 6 às 14h30 e para adultos no dia 9 às 20h. Atividades gratuitas e abertas ao público.

Construído a partir da percepção de pessoas surdas e também de pessoas com deficiência visual, a peça teatral Feio apresenta no dia 8 às 16h uma releitura acessível para deficientes auditivos e visuais do conto O patinho feio, contando a história de um pequeno pato que, por ser “feio”, é rejeitado por todos desde seu nascimento. Ingressos com valores entre R$ 5 e R$ 17.

Mais sobre o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Após 12 anos de tramitação, no dia 6 de julho de 2015, a Lei Brasileira da Inclusão foi aprovada no Congresso Nacional. Conhecida também como Estatuto da Pessoa com Deficiência, a lei reforça a necessidade de ampliação dos direitos das pessoas com deficiência. Além de várias mudanças positivas relativas a aspectos de acessibilidade arquitetônica e adequação dos espaços, ela aborda a obtenção de conteúdos educativos e culturais como forma de garantir a efetiva participação desta população nas mais diversas atividades sociais.

Desde 2009, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo (SEDPcD) promove a Virada Inclusiva fomentando a discussão e a reflexão sobre o tema. Neste ano, a virada chega à sua 7ª edição e visa que todas as pessoas, com e sem deficiência, participem juntas de ações inclusivas.

Segundo levantamento da Organização das Nações Unidas, certa de 10% da população mundial possui algum tipo de deficiência, seja ela auditiva, física, mental ou visual, sendo ambas tratadas com preconceito e discriminação pelo restante da população.

Confira a programação completa pelo site www.sescsp.org.br/campinas.

SERVIÇO

Havendo necessidade operacional ou razão de força maior, horários, datas, locais, entre outros, poderão ser alterados ou cancelados.

DIA 2 – Sexta-feira

10h30 :: esporte :: GMF PARA TODOS
Inscrições com 30 minutos de antecedência no local da atividade. Movimentar-se de diferentes formas, descobrir novas possibilidades de exercícios com desafios corporais que estimularão as potencialidades de cada um nas aulas em grupo.
Classificação etária: 12 anos.
Local: Galpão GMF.
GRÁTIS

13h30 :: artes visuais :: GRAVURAS DO ACERVO SESC CAMPINAS
Inscrições com 1h de antecedência na Ilha de Atendimento. Com equipe do Sesc Campinas.Apresentação das obras do Acervo Sesc de Arte Brasileira expostas nas paredes do Sesc Campinas e apresentação das técnicas artísticas e poéticas de seus autores. Em Campinas, o acervo do Sesc enfatiza a técnica da gravura e a diversidade de estilos a partir dela.
Classificação etária: A partir de 8 anos.
Local: Foyer do Teatro.
GRÁTIS

15h30 :: esporte :: GMF PARA TODOS
Inscrições com 30 minutos de antecedência no local da atividade. Movimentar-se de diferentes formas, descobrir novas possibilidades de exercícios com desafios corporais que estimularão as potencialidades de cada um nas aulas em grupo.
Classificação etária: 12 anos.
Local: Galpão GMF.
GRÁTIS

17h às 21h :: ações para cidadania :: BATE-PAPO - LANÇAMENTO DA LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO COMENTADA
Preferencialmente confirme sua presença pelo email mobilizacaoautonomia@feac.org.brCom participação de Fabiana Bonilha, Carlos Ferrari, Felipe Hotz e Emanuelle Alkmin (a confirmar). Como iniciativa do Mobilização para Autonomia, programa da Fundação FEAC, o documento contou com participação de 24 especialistas que comentaram, por temas, os artigos que formam a LBI. Preferencialmente confirme sua presença pelo e-mail mobilizacaoautonomia@feac.org.br
Local: Sala de Atividades 4.
Classificação etária: Livre.
GRÁTIS

19h30 :: esporte :: GMF PARA TODOS
Inscrições com 30 minutos de antecedência no local da atividade. Movimentar-se de diferentes formas, descobrir novas possibilidades de exercícios com desafios corporais que estimularão as potencialidades de cada um nas aulas em grupo.
Classificação etária: 12 anos.
Local: Galpão GMF.
GRÁTIS

DIA 3 – Sábado

14h :: literatura :: GNOMOS DE GNU - UMA AVENTURA ESPACIAL
Com o Grupo Ziriguidum. Se habitantes de outro planeta pudessem observar lá de longe a vida que levamos na Terra, o que pensariam de nós? Será que achariam nossa civilização realmente uma grande conquista? Narração em Libras (Língua Brasileira de Sinais) com Letícia Navero.
Classificação etária: Livre
Local: Quiosque do Galpão.
GRÁTIS

DIA 4 – Domingo

13h30 :: esporte :: TÊNIS DE MESA COM KAÍQUE
Atleta medalhista dos jogos Parapanamericanos de 2007 e 2013, Luiz Henrique Medina, também conhecido como Kaíque, encontrou no tênis de mesa uma forma de se exercitar após a aposentadoria. O atleta vem ao Sesc Campinas para contar um pouco da sua história vitoriosa no esporte e para desafiar os frequentadores interessados no tênis de mesa. Depois de ter sido achado por dois policiais em uma caixa de sapato, ele foi levado ao Lar Escola São Francisco, um centro de reabilitação para deficientes físicos em São Paulo, e lá passou mais de 20 anos. Ao longo da vida passou por mais de 50 cirurgias, que possibilitaram Medina buscar uma rotina normal.  Ao longo dos anos de esportes, Medina conquistou medalha de prata por equipes e bronze individual nos Jogos Parapan-Americanos Rio-2007. Também foi campeão em torneios internacionais. Hoje, viaja o Brasil dando palestras motivacionais e busca mostrar que não existe barreira que não possa ser quebrada com muita força de vontade e determinação.
Classificação etária: Livre.
Local: Sala de Múltiplo Uso 2.
GRÁTIS

14h às 17h30 :: artes visuais :: BLOCOS DE CONSTRUÇÃO – EXERCÍCIOS DE ESCULTURAS EFÊMERAS
Com Luiza Sandler. Dinâmica de construção coletiva e aberta com um jogo de mais de 2.000 peças de madeira divididas em kits, promovendo o trabalho com esculturas efêmeras e as habilidades envolvidas na produção artística tridimensional. Com tradução em LIBRAS
Classificação etária: Livre.
Local: Saguão do Galpão.
GRÁTIS

DIA 6 – Terça-feira

10h30 :: esporte :: GMF PARA TODOS
Inscrições com 30 minutos de antecedência no local da atividade. Movimentar-se de diferentes formas, descobrir novas possibilidades de exercícios com desafios corporais que estimularão as potencialidades de cada um nas aulas em grupo.
Classificação etária: 12 anos.
Local: Galpão GMF.
GRÁTIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário