sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Ensino bilíngue pode ser prazeroso, acolhedor, personalizado e começar bem cedo

O ensino infantil bilíngue é uma forma de educação globalizada, que amplia as oportunidades para a criança descobrir caminhos para a sua realização pessoal no futuro.


Muitos pais desejam que seus filhos sejam educados em uma escola bilíngue, mas temem que a criança tenha alguma dificuldade de aprendizado por estar sendo alfabetizada em dois idiomas ou, adiante, não aprenda o necessário para ter bom desempenho no vestibular (ou o Enem, ou exames afins). “São mitos que se criaram em torno do ensino bilíngue que não fazem sentido. É possível ensinar a criança sem qualquer risco em seu desenvolvimento e prepará-la muito bem para o futuro”, explica Katarina Bergami, Pedagoga, Coordenadora Educacional da Faces Bilíngue, escola situada no bairro de Higienópolis, em São Paulo, que há quase 20 anos educa crianças dos 4 meses aos dez anos.
 
Katarina conta que o aprendizado, na Faces, é baseado no princípio do “aprenda- fazendo” ou da imersão, ou seja, todas as atividades das crianças são vivenciadas em língua inglesa, sempre de forma a estimulá-las por meio de sua curiosidade natural e aproveitando a facilidade de aprendizado desta fase. “O currículo abrangerá todas as áreas do conhecimento e seguirá a mesma programação do curso em língua portuguesa. As aulas específicas são de música, artes, culinária, vídeo, dramatização e cultura brasileira”, conta.
 
Ela explica que a proposta pedagógica leva a criança a aprender a segunda língua (ou a terceira) de maneira prática, objetiva e, acima de tudo, lúdica, com muitos jogos e brincadeiras. “A comunicação entre alunos e professoras é exclusivamente em inglês, o que torna a aquisição de linguagem algo natural. O ambiente é muito importante e oferece às crianças todos os estímulos e oportunidades para que elas se expressem utilizando este novo idioma”, comenta a pedagoga.
 
No Ensino Fundamental, além do descrito acima, a Faces se preocupa com a fase da alfabetização. Pelos estímulos que as crianças encontram à sua volta – em casa, nas ruas, na mídia – , é natural que a alfabetização seja iniciada em língua portuguesa, que é a língua materna. Porém, à medida que esta vai sendo concluída, a alfabetização em inglês também é introduzida, sendo que, ao término do 2º ano, as crianças já estarão alfabetizadas em ambas as línguas.
 
A partir do segundo ano, as crianças desenvolvem projetos nos dois idiomas, com matemática, ciências, artes e outras matérias relacionadas.  “Estudos mostram que é necessário desenvolver a capacidade de raciocínio e concentração da criança nas primeiras faixas etárias da vida. Desta maneira, você ativa o cérebro e o estimula em sua plena capacidade de raciocínio para toda a vida. Por isso, a partir de 1 ano e oito meses aproximadamente, já é possível iniciar o ensino bilíngue. A criança não faz nenhuma confusão porque o professor de inglês é um e o de português é outro. Ela liga o tipo de comunicação à pessoa. É extremamente aconselhável que se ensine inglês às crianças desde bem cedo, para que se evite o sotaque, os vícios de linguagem e o segundo idioma seja aprendido sem qualquer dificuldade, de maneira tão natural quanto o primeiro idioma”, aconselha a especialista.
 
Na Faces, a carga horária do bilinguismo, nas classes tradicionais, é de 15 horas semanais, mais as horas do ensino tradicional. Nas séries iniciais, o ensino é dado por meio de atividades lúdicas, que desenvolvam o vocabulário, com histórias e teatro de fantoches, música e artes, por exemplo, e as séries sequenciais incluem projetos, com produção de textos, leitura, matemática e ciências em inglês. Os pais que desejam podem, ainda, optar por uma carga extra do idioma, com duas aulas por semana na própria escola ministradas em parceria com o Cellep.
 
 
 
 
Sobre a Faces Bilíngue
 
A Faces Bilíngue é uma escola situada no bairro de Higienópolis, em São Paulo, que atende crianças do berçário (a partir dos 4 meses) ao 5º ano. Com metodologia Sócio-Construtivista, a Faces oferece aos alunos a programação pedagógica pela manhã e atividades eletivas no período da tarde, como  inglês, natação, robótica, balé, judô, música, teatro e muitas outras para o desenvolvimento pleno de seus alunos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário