segunda-feira, 14 de novembro de 2016

QUARTA EDIÇÃO DA SEMANA MOVE BRASIL REÚNE ATIVIDADES ESPORTIVAS GRATUITAS, NO SESC CAMPINAS ENTRE 19 E 27 DE NOVEMBRO

A Semana MOVE, principal ação da Campanha Move Brasil,
passa a integrar o calendário esportivo nacional como evento anual regular a
partir de 2017 e, já nesta edição, ganha a adesão oficial de mais oito países da América Latina



Entre os dias 19 e 27 deste mês, o Sesc Campinas recebe a programação da Semana Move Brasil e  acontece como a principal ação da Campanha Move Brasil de âmbito nacional. A 4ª edição contará com atividades diversificadas compostas por aulas abertas, vivências, oficinas, bate-papos, apresentações esportivas e passeios ciclísticos e pretende ampliar o número de atividades em diversos espaços da unidade e contar com a adesão de um grande número de pessoas em cada uma delas.

Entre os destaques na programação de Campinas, o Vôlei de areia com Emanuel Rego, que acontece no dia 20 e promove uma vivência da modalidade com o ex-jogador, que participou de cinco jogos olímpicos. O atleta de 42 anos Emanuel Rego construiu uma carreira sólida na história do vôlei de praia tendo jogado em todas as edições dos Jogos Olímpicos em que a modalidade esteve presente: Atlanta (1996), Sydney (2000), Atenas (2004), Pequim (2008) e Londres (2012), além de ter conquistado medalhas nos três últimos, conquistando ouro na Grécia, bronze na China e prata na Inglaterra. Participou de três campeonatos mundiais em Marselha (99) Rio de Janeiro (2003) e Roma (2011), em sua coleção também estão dois ouros em Pan Americanos do Rio de Janeiro (2007) e Guadalajara (2011) e diversos outros títulos conquistados em circuitos mundiais.

Neste ano, o atleta anunciou oficialmente a sua aposentadoria das arenas mundiais e no mês de outubro, entrou para o Hall da Fama do vôlei mundial, sendo o 13º brasileiro a receber a honraria junto a Arthur Nuzman, Fofão, Renan Dal Zotto, Bebeto de Freitas, Nalbert, Sandra Pires, Adriana Behar, Shelda, Maurício Lima, Ana Moser, Bernard e Jackie Silva.

Cristal Rocha, atleta que representou a Seleção Brasileira no Campeonato Mundial de Basquete 3x3 na Rússia em 2014, estará nos dias 19 e 20 na atividade Basquete 3x3, com o objetivo de difundir a modalidade, promover bate-papo e também vivência entre os participantes.

No dia 27, a atividade Enduro em trio acontece no dia 27 e também integra o calendário de atividades da Semana Move BrasilComposta por dois tipos de circuito: leve moderado e moderado difícil, propõe a adesão e integração para a prática entre caminhada, corrida e ciclismo com obstáculos de diferentes níveis de acordo com a intensidade do roteiro.

A meta nacional da Campanha Move Brasil é mover um milhão de brasileiros através de atividades que sensibilizem a população para a importância de incluir na sua vida cotidiana as práticas físico-esportivas, sobretudo aquelas realizadas no âmbito do lazer.

Após o encerramento da Campanha, a Semana MOVE será mantida, tornando-se um evento anual dentro do calendário esportivo nacional. Desta maneira, os movedores se comprometem a continuar trabalhando para evidenciar a importância da prática regular de esportes e atividades físicas e possibilitar às pessoas encontrarem a modalidade com a qual mais se identificam, incluindo-as em seu cotidiano.


MOVE BRASIL - Campanha Move Brasil, que desde 2012 trabalha para aumentar o número de brasileiros praticantes de atividades físicas e, por consequência, reduzir o sedentarismo – a mais recente pesquisa do Ministério do Esporte de julho de 2015 aponta que 67 milhões de brasileiros, com idades entre 14 e 75 anos estão nessa condição –, chega à sua reta final com a realização do principal evento em âmbito nacional: a Semana MOVE

É uma campanha aberta para aumentar o número de brasileiros praticantes de atividades físicas até 2016, expandir e facilitar a oferta de esporte em todo o Brasil. Busca-se, também, caracterizar o esporte e a atividade física como algo prazeroso, que podem melhorar a qualidade de vida da população e promover o desenvolvimento social.

A campanha tem Movedores, nome dado a instituições, empresas, grupos e pessoas que se identificam com o mesmo objetivo. Durante a campanha, os Movedores realizaram ações conjuntas relacionadas ao esporte e às atividades físicas, sempre estimulando o desenvolvimento social e respeitando os direitos e a diversidade cultural dos brasileiros. O Move Brasil foi criado em 2012 pelas seguintes instituições fundadoras: Serviço Social do Comércio (Sesc), Ministério do Esporte, Ministério da Saúde, Associação Cristã de Moços (ACM/YMCA), os Atletas pela Cidadania, a Autoridade Pública Olímpica (APO) e a Associação Internacional de Esporte e Cultura (ISCA).

MUÉVELA - Outra novidade importante é que, a partir desta edição, a Semana MOVE cruzará as fronteiras e passará a ser também um projeto latino-americano, com ações realizadas simultaneamente na ArgentinaChileColômbiaCubaNicarágua,PeruUruguai Venezuela que, traduzida para o espanhol, será a Semana MUÉVELA (MOVE América Latina). A iniciativa caminha junto ao conceito europeu de semana anual de promoção de Esporte e Atividade Física, que tem apresentado resultados de sucesso, crescimento e impacto positivo na sociedade europeia, promovida pela ISCA (Associação Internacional de Esporte e Cultura). A Semana MUÉVELA contará com a participação de organizações e atuais membros da ISCA, assim como entidades latino-americanas, organizações locais, ministérios e governos nacionais.

“Chegamos ao momento em que se encerra um ciclo importante para o Move Brasil. A Semana MOVE, sua principal ação, conquista a maturidade necessária para se expandir para outros países Latino-Americanos, fortalecendo e ampliando a rede que contribui para a sensibilização de pessoas em prol da descoberta do prazer na prática regular de esportes e atividades físicas. A partir de 2017, será realizada em formato de evento integrado entre a Europa e a América Latina em edições anuais, com o intuito de reverter os quadros de sedentarismo mundial.” declara Maria Luiza Souza Dias - Gerente de Desenvolvimento Físico-Esportivo do Sesc São Paulo.

PROGRAMAÇÃO UNIDADE CAMPINAS

CAMINHADA SAUDÁVEL :: esporte e atividade física :: Dias 19 e 20, sábado e domingo, às 10h
Com mediação dos Instrutores de Atividades Físicas do Sesc Campinas. Atividade
orientada, onde os praticantes terão o desafio de estabelecer uma meta de 10.000 passos, uma caminhada do Sesc a pontos que o praticante diariamente realiza, ida ao mercado, ao banco ou a padaria, com o objetivo de melhoria da qualidade de vida.
Classificação etária: livre
Local: Galpão GMF.
Grátis.

VÔLEI DE AREIA COM EMANUEL REGO :: esporte e atividade física :: Dia 20, domingo, às 10h.
Apresentação e vivência da modalidade com o ex-jogador olímpico Emanuel Rego, que teve participação em cinco Jogos Olímpicos.Suas principais conquistas: Ouro em Atenas (2004), Prata em Londres (2012) e Bronze em Pequim (2008).
Classificação etária: livre
Local: Quadra de Areia.
Grátis. Inscrições no local com 1h de antecedência.

ESPORTES GIGANTES :: esporte e atividade física :: Dias 19 e 26, sábados, às 10h.
Atividades lúdicas e recreativas com bolas esportivas gigantes e jogos pré-desportivos variados, a fim de desenvolver o trabalho em grupo, coordenação, cooperação e criatividade.
Classificação etária: livre
Local: Minicampo.
Grátis.

ARENA ESPORTIVA :: esporte e atividade física :: De 19 a 27, terça a sexta,
das 9h às 21h, sábados e
domingos, das 9h30 às 18h.
Com mediação dos Instrutores de Atividades Físicas do Sesc Campinas. Atividades e jogos que nos remetem os esportes que jogamos na nossa infância, como: queimada, gol a gol, basquete, vôlei, skate e parkour que contemplam o universo esportivo.
Classificação etária: livre
Local: Galpão Multiuso.
Grátis.

BASQUETE 3X3 :: esporte e atividade física :: Dias 19 e 20, sábado e
domingo, às 13h30.
Clínica no sábado com participação de Cristal Rocha, atleta que representou a Seleção Brasileira no Campeonato Mundial de Basquete 3x3 na Rússia em 2014. No domingo, Festival com o objetivo de proporcionar a experiência competitiva e difundir a modalidade que explora de forma dinâmica e divertida os fundamentos do basquete.
Classificação etária: livre
Local: Ginásio.
Grátis. 16 anos Inscrições no local com 1h de antecedência.

CAMINHADA EM FAMÍLIA :: esporte e atividade física :: Dia 20, domingo, às 8h.
Com mediação dos Instrutores de Atividades Físicas do Sesc Campinas. Melhorar a condição física e desfrutar da companhia dos familiares em uma caminhada prazerosa. Após a caminhada, será realizada uma oficina de brinquedo.
Classificação etária: livre
Local: Pedreira do Chapadão.
Grátis.

MIX DE GINÁSTICA :: esporte e atividade física :: De 22 a 24, terça a quinta, às 9h, 15h e 19h.
Aulas com elementos da ginástica, como jump, cordas, bikes, misturado com elementos do esporte, como bolas, raquetes e redes, com músicas tocadas pelo DJ. O aluno poderá convidar um amigo ou familiar para experimentar esta aula.
Classificação etária: livre
Local: Jardim do Galpão.
Grátis.

HANDBEACH :: esporte e atividade física :: Dia 26, sábado, às 9h30.
Com a equipe Salto nas Areias  da Secretaria de Esportes e Lazer da cidade de Salto. Apresentação e vivência da Modalidade, que tem como principal filosofia o fair play, em virtude do baixo contato físico e dinamismo entre os atletas.
Classificação etária: livre
Local: Quadra de Areia.
Grátis.

CORPO SAUDÁVEL :: esporte e atividade física :: Dias 26 e 27, sábado e domingo, às 10h
Com mediação dos Instrutores de Atividades Físicas do Sesc Campinas. Durante as aulas os professores dão dicas de quantidadecalórica de alguns alimentos que ingerimos diariamente e qual a melhor atividade para gastar estas calorias.
Classificação etária: livre
Local: Galpão GMF.
Grátis.

ENDURO EM TRIO :: esporte e atividade física :: Dia 27, domingo, às 8h.
Composta por dois roteiros, leve moderado e moderado difícil, a atividade propõe a adesão e integração para a prática entre caminhada, corrida e ciclismo. As equipes serão divididas e terão obstáculos de diferentes níveis de acordo com a intensidade do roteiro. Os participantes deverão
trazer seus equipamentos como bicicleta e capacete.
Local: Avenida Doutor Heitor Penteado, esquina com a Rua Manoel Raimundo. Joaquim Egídio. Classificação etária: 15 anos
Grátis. Inscrições com os professores dos clubes da corrida e do pedal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário