quarta-feira, 5 de abril de 2017

1º Campeonato nacional de pitmaster na Bárbaros BBQ

Maior festival de carne do interior paulista irá promover a competição nos dias 28 e 29 sob o comando do especialista em dry aged e pitmaster Daniel Lee




No dia 29 de abril acontecerá a segunda edição do maior festival de carne do interior, a Bárbaros BBQ, à partir das 12 horas, no Recinto da Festa de Peão de Americana. A edição receberá cerca de 20 renomados Chefs nacionais, que terão suas bancadas posicionadas por todo o espaço, oferecendo os mais diferentes tipos de corte e especialidades. Além disso, dessa vez, o público poderá conferir de perto o 1º Campeonato nacional de pitmaster BBQ, maior competição de churrasco do mundo, sob o comando de Daniel Lee, primeiro brasileiro membro e juiz da Kansas City Barbeque Society (KCBS) - entidade que realiza o maior campeonato de churrasco do mundo - , nos EUA. As categorias são: Chicken, Pork Ribs, Pullek Pork, Brisket e carne surpresa.

A competição terá dez participantes de todo o país e inicia um dia antes da festa com a preparação das carnes, e no dia da festa continua todo o processo de defumação, o público de mais de 2 mil pessoas conhecerá, ao vivo, o 1º melhor pitmaster do Brasil. "A cultura do american barbecue utiliza cortes que o brasileiro considera carne de segunda, como o peito bovino, mas vamos mudar essa percepção e formar talentos pitmaster aqui, o que aumenta a força do país em toda a cadeia produtiva da carne", defende Daniel Lee.

Para garantir a animação a festa terá a banda O Bardo e o Banjo, sucesso na 1ª edição, com a mistura perfeita de folk e bluegrass. Terá ainda a banda ABR3 com os grandes sucessos do universo pop e rock e a Beat Samba com um show envolvente para ninguém ficar parado. O espaço kids também marcará presença, com monitores e atividades voltadas para crianças de até 12 anos, deixando os pais tranquilos para vivenciarem essa experiência completa sobre churrasco.


Técnica de defumação (american BBQ)

A técnica de defumação do churrasco americano é um dos métodos de cocção mais complexos no preparo de carnes. O Smoked BBQ chama atenção e vira espetáculo devido ao uso de carretas defumadoras, que produzem carnes extremamente macias e saborosas por meio da longa cocção (que pode durar até 14 horas) em baixa temperatura com uso de fumaça de lenhas de árvores frutíferas. "Daniel Lee, além de ser um apaixonado por carnes, é uma pessoa  extremamente determinada em pesquisar e estudar as técnicas  nos seus mínimos detalhes. Das referências brasileiras em Dry Aged e smoked bbq, classifico o  Daniel como o mais técnico de todos, com a experiência aprendida e adquirida nos últimos anos,  principalmente nos Estados Unidos ( Nova York, Nashville e Austin)", analisa Roberto Barcellos, consultor da Beef & Veal.

Sobre Daniel Lee
Apaixonado por carnes, Daniel Lee focou sua profissionalização no exterior, certificou-se Pit master em defumação (Smoked BBQ - Flórida/EUA), e tornou-se o primeiro brasileiro juiz e membro da KCBS (Kansas City Barbeque Society - Tennessee/EUA). Além disso, especializou-se em processos de maturação a seco (Dry aged), tornando-se um perito e referência no Brasil.​ Marido da Mara, pai da Larissa e da Isabella, largou sua principal ocupação profissional (mercado corporativo) para se dedicar integralmente à sua paixão, sempre em busca de mais conhecimento e das melhores práticas. Atualmente, ministra cursos sobre dryaged e defumação, realiza eventos e também presta consultoria por todo o país.
Mercado em amplo crescimento
O consultor da Beef & Veal, Roberto Barcellos, explicou, em recente entrevista ao jornal “O Estado de S. Paulo”, que o consumo de carnes especiais no Brasil tende a crescer na esteira da ascendente sofisticação do consumo por parte da população. “O brasileiro está em uma fase de aprendizado de comer carne, processo que já aconteceu com o vinho, por exemplo. Nunca se falou tanto em carne como hoje”, afirmou. Para o especialista, o consumo dos cortes nobres demora a cair, uma vez que o produto é direcionado ao nicho de apreciadores do gourmet. “O churrasco é o verdadeiro prato brasileiro, não a feijoada. Tanto que o Brasil exporta esse formato. Agora, precisamos ser referência não apenas no modelo, mas também na qualidade da carne. Até então, os clientes preferiram os cortes argentinos e uruguaios”, pontuou. (Estadão 26/06/15)


Serviço:
Bárbaros BBQ 1º Campeonato nacional de pitmaster
Data: 29 de abril, das 12 às 22 horas
Convite all inclusive de churrasco, cerveja, refrigerante e água.
Onde: Parque de eventos CCA (Recinto da Festa do Peão) rod. Anhanguera, KM 120.5. Americana–SP.
*Até 10 anos - entrada gratuita
*de 11 a 17 anos - R$75,
PONTOS DE VENDA
Americana:
- Armazém 110 (19) 3621-3053
Santa Bárbara d'Oeste:
- Dona Beleza (19) 3629-5340
Nova Odessa:
- Fabio Prado Academia (19) 3466-2579
Campinas:
- AUROK (19) 3367-6977
Piracicaba:
Limeira:
- Empório Santo Churrasco (19) 3442-1675

Nenhum comentário:

Postar um comentário