terça-feira, 27 de junho de 2017

Anormalidades nas cascas dos ovos geram perdas econômicas


Fatores genéticos, nutrição inadequada, manejo e doenças podem influenciar na formação da casca
Trincas, manchas e pequenos fragmentos são anormalidades nas cascas dos ovos que geram perdas econômicas significativas. Segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMPRABA), cerca de 12% do total de ovos produzidos não são comercializados por apresentarem problemas.
“A má qualidade da casca pode ser causada por diversos fatores como genética, nutrição inadequada, manejo, idade das aves e doenças”, explica Jorge Chacón, gerente de  Serviços Veterinários da Ceva.
Entre os fatores nutricionais, o excesso ou a falta de cálcio e fósforo são as principais causas de problemas. Além disso, rações com desequilíbrio de componentes como o Magnésio, Zinco, Manganês e Selênio podem influenciar na qualidade dos ovos. “Usar ingredientes de qualidade e analisar cuidadosamente cada item antes de formular a ração é a melhor forma de prevenir esse tipo de problema. Além disso, é preciso cuidar da correta distribuição do alimento”, agrega Fernando Resende, coordenador de Serviços Veterinários da Ceva.
Problemas no manejo, como aves criadas em ambientes pequenos e o estresse calórico também influenciam na qualidade. Investir em soluções que visam ao bem-estar dos animais, como a climatização do ambiente e espaços amplos são medidas que auxiliam na garantia da qualidade da produção.
A genética também é um fator de influência. Certas linhagens de galinhas produzem ovos com mais trincas e deformidades do que outras. Além disso, quanto mais velha a ave, de forma geral, pior a qualidade da casca.
Doenças
As deformidades nas cascas dos ovos também podem estar relacionadas a uma série de doenças, como a bronquite infecciosa, síndrome de queda de postura (EDS) e Newcastle. “Para prevenir essas enfermidades, é preciso investir em processos que garantam a sanidade das aves, como a aplicação de boas e adequadas vacinas, medidas de biosseguridade e ambiência”, afirma Chacón.
Consumo
De forma geral, uma casca mais porosa, rugosa ou simplesmente mais frágil tem maior facilidade de contaminação do ovo do que aquele que tem uma casca íntegra e resistente. As deformidades encontradas nos ovos costumam não influenciar na qualidade, porém impossibilitam a comercialização do produto na forma íntegra, sendo possível apenas a venda em forma líquida.
Sobre a Ceva Saúde Animal
A Ceva Saúde Animal é uma das cinco maiores empresas de saúde animal do mundo, presente em mais de 110 países tem sua atuação focada na pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de produtos farmacêuticos e biológicos para animais de companhia, e produção (bovinos, suínos e aves). Mais informações disponíveis no site: www.ceva.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário