terça-feira, 3 de julho de 2018

Paulinho Moska e Paulo Miklos na programação dos 244 anos de Campinas







Dois shows de ponta dão início à programação dos 244 anos de Campinas. O primeiro acontece neste sábado, 7, com a Sinfônica de Campinas  que recebe, pela primeira vez, o cantor e compositor Paulinho Moska. A apresentação,  uma parceria com o Sesc Campinas, será na Concha Acústica do Taquaral, a partir das 17h, com entrada gratuita.
No domingo, 8, também na Concha Acústica, e de graça, outra atração de peso: o show “Centenário do Samba” com a participação do músico e ator Paulo Miklos, às 17h.



Sinfônica de Campinas e Paulinho Moska
Sob a batuta do maestro Victor Hugo Toro, Sinfônica e Paulinho Moska irão interpretar sucessos do cantor e compositor, como “Namora comigo”, “Relampiano”, “Tudo o que acontece é pra melhorar”, “Pensando em você”, “Admito que perdi”, entre outros.
Artista eclético, Paulinho Moska já emplacou incontáveis temas em trilhas de novela. São músicas que se tornaram  populares, como “O Último Dia” (“O Fim do mundo)”, “A Seta e o alvo” (“Zazá”), “Pensando em você" (“Agora é que são elas”) e “Tudo novo de novo".
Neste ano de 2018, Moska emplacou a canção inédita “Minha lágrima salta” na trilha da novela Malhação, da Rede Globo. Também se tornou um compositor muito requisitado por outras vozes. A primeira foi Marina Lima, que, em 1995, abriu o álbum “Abrigo” com “Admito que Perdi”. Depois, vieram inúmeras outras gravações, por artistas como Maria Bethania (“Saudade”), Elba Ramalho (“Relampiano”), Ney Matogrosso (“O Último Dia” e “Gotas do Tempo Puro”), Maria Rita (“Muito Pouco”), Mart’nália (“Soneto do Teu Corpo”, “Sem Dizer Adeus” e “Namora Comigo”), Lenine (“Relampiano” e “Saudade”), Francis Hime (“Há Controvérsias”) e Zélia Duncan (“Carne e Osso”, “Não” e “Sinto Encanto”), entre tantas. 

No álbum “Tudo Novo de Novo” (2003) Moska deu partida numa relação com artistas da América do Sul. Ali está gravada “A Idade do Céu”, versão sua para um tema do uruguaio Jorge Drexler, que depois faria sucesso também nas vozes de Simone e Zélia Duncan. 
Já na 10ª temporada, o programa “Zoombido”, no Canal Brasil, é outro campo para a atuação desse artista – tanto como apresentador quanto como músico. Nesses 10 anos, já levou à sala de espelhos, que lhe serve de cenário, mais de 240 compositores. Nomes de todas as gerações e estilos. Além de entrevistar (suas perguntas nunca aparecem, mas o espectador logo saca o que foi perguntado), Moska faz um dueto com todos eles, cantando e tocando violão. 

Centenário do Samba e Paulo Miklos
"O chefe da polícia/pelo telefone/manda me avisar/que na Carioca/tem umaroleta/para se jogar (...)". Os famosos versos da música do compositor Ernesto Joaquim Maria dos Santos (o conhecido Donga) ganharam popularidade em "PeloTelefone", e marcaram a história da cultura brasileira por ter se tornado o primeiro samba registrado na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, em 27 de novembro de 1916.
Na rota das comemorações do 100oaniversário desse gênero tão cheio de brasilidade, Campinas, que completa 244 anos de fundação, recebe o show ‘Centenário do Samba’, com participação especial do músico e ator Paulo Miklos, ex-vocalista dos Titãs.

Em "Centenário do Samba", Paulo Miklos faz uma ponte entre o passado e o presente em uma viagem musical que propõe ainda a união do samba a outros gêneros, como o rock.  Ao todo, 12 músicos acompanham o repertório, que reúne não apenas sucessos do samba ao longo de suas 10 décadas, mas também todos os subgêneros não menos importantes que deles se derivaram.

O público poderá conferir desde o samba de roda - considerado o “pai” do samba nascido nos rincões do Rio de janeiro -, ao samba de raiz, feito nos morros cariocas no início do século; do samba-canção, nascido no fim da década de 20, de andamento moderado e temática sentimental; o samba-rock - do final de 1950, mesclando os movimentos do rock and roll com os passos do samba de gafieira; ao afrossamba, imortalizado por Vinícius de Moraes e Baden Powell nos anos 1960. 

Os músicos irão revisitar, ainda, o samba-enredo, nascido como um samba panfletário do Estado Novo e feito para o desenvolvimento do desfile da escola de samba; o samba-funk - da fusão com o funk norte-americano; o samba de breque, que compreende pausas para introduções declamatórias do intérprete e, por fim, a gafieira, influenciada pela formação das big bands  americanas nas décadas de 1940 e 1950.

Serviço
Shows de Aniversário de Campinas

Orquestra Sinfônica de Campinas convida Paulinho Moska
Quando: sábado, 7 de julho, às 17h.
Onde:   Concha Acústica (Av. Dr. HeitorPenteado, s/n | Parque Portugal | Taquaral - Campinas/SP).
Entrada gratuita.

Show "Centenário do Samba" com a participação especial de Paulo Miklos 
Quando: domingo,  8 de julho, às 17h.
Local: Concha Acústica (Av. Dr. HeitorPenteado, s/n | Parque Portugal | Taquaral - Campinas/SP).
Entrada gratuita.
O espetáculo é promovido pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet de Incentivo Fiscal,  e Stoller do Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário