quarta-feira, 4 de julho de 2018

No ano em que a Imigração Japonesa no Brasil comemora 110 anos, a procura pelo idioma japonês registra aumento de 10% no Kumon

O Brasil é o país com a maior colônia japonesa fora do Japão. São 1,5 milhão de pessoas vivendo aqui, sendo que 60% moram no Estado de São Paulo. Uma das culturas mais populares, a língua japonesa é o 9º idioma mais falado no mundo, com 125 milhões de pessoas que possuem o conhecimento da língua.

Em um ano, foi registrado um aumento de 10% na procura pelo idioma no Kumon, maior franquia educacional do país. Um dos motivos para este cenário é o consumo de produtos japoneses, como entretenimento, culinária e tecnologia. “Além das crianças descendentes, os adolescentes com mais de 16 anos, que passam a conhecer a cultura por causa dos mangás, desenhos e jogos de computador também buscam pelo curso. Além de quererem falar a língua, têm também muita curiosidade sobre o modo de vida dos japoneses”, diz Yumi Kajihara, gerente da filial do Kumon.

Estudar japonês para poder se aproximar culturalmente do pai e de familiares: esse foi o motivo pelo qual o aluno do Kumon, Caio Wada, de 12 anos, se matriculou. Além de conversar com o pai e os parentes em japonês, o aluno quer se tornar fluente no idioma para conseguir se comunicar com toda a família.

Caio Wada estuda há dois anos na unidade São Bernardo do Campo – Demarchi com a orientadora Daniela Yamamoto. O colégio em que estuda oferece a disciplina de Japonês na grade curricular, mas, para contribuir com seu processo de aprendizado, os pais, matricularam o filho no Kumon.

O Japão é um excelente local para quem quer estudar e se desenvolver profissionalmente. O país é a terceira maior economia do mundo e oferece boa qualidade de vida, por isso chama tanta atenção dos estudantes.

Confira dicas da gerente da filial do Kumon para assimilar o idioma:

  1. Para apender o idioma, a melhor indicação é procurar um método de estudo com orientação individualizada e que respeita o ritmo de cada aluno. Assim, mesmo quem nunca teve contato com a língua, poderá fazer as aulas.
  2. A Língua Japonesa possui uma escrita própria e conhecer a sequência de escrita faz parte da aquisição do idioma.
  3. E como em qualquer estudo de idiomas, para se aprimorar é preciso praticar, ou seja, utilizar o novo vocabulário aplicando-o no dia a dia.
  4. O aluno deve treinar, acostumar-se com os sons do idioma japonês (pronúncia), ouvindo músicas e assistindo programas japoneses.


Sobre o Kumon
Criado no Japão em 1958, pelo professor Toru Kumon, o método utiliza os chamados exercícios-guia para que o aluno realize as atividades com o mínimo de intervenção do orientador. Somente após absorver totalmente a informação, avançam para os níveis subsequentes. "O aprendizado segue na simplicidade do papel e lápis. O que se escreve de próprio punho não se esquece, e é isso que faz com que o Kumon esteja em tantos países", diz Masami Furuta, presidente da empresa no Brasil. O método está presente em 50 países e reúne 4,35 milhões de estudantes. No Brasil são mais de 1.400 unidades em 550 cidades, somando mais de 160 mil alunos, dos 180 mil na América do Sul. Mais informações no site www.kumon.com.br ou pelo telefone 0800 728 1121.


Nenhum comentário:

Postar um comentário