terça-feira, 17 de janeiro de 2017

COMO CARREGAR UMA PICAPE COM SEGURANÇA




A Ford é líder mundial em picapes destinadas ao uso no trabalho e no lazer. Um de seus principais modelos é a Ranger, de grande versatilidade no campo ou na cidade.

Por essência, a picape é um veículo muito usado para transportar itens grandes ou pesados, como máquinas agrícolas e em geral, móveis e eletrodomésticos. Também é aplicada no transporte de equipamentos esportivos como barcos, motos, jet-skis, bastante comum em períodos de férias.

Mas transportar qualquer objeto exige cuidado: é preciso saber acomodar a carga corretamente para garantir a segurança. A Ford mostra sete dicas da sua engenharia para arrumar uma caçamba como um especialista, aproveitando os recursos e tecnologias da Ford Ranger, que combina a capacidade de um utilitário e o conforto de um veículo de passeio.

1. Respeite a carga útil
O peso combinado do motorista, dos passageiros e da carga nunca deve exceder a capacidade de carga útil da picape, mesmo que haja espaços vazios para acomodar mais coisas. A sobrecarga pode dificultar o controle do veículo e prejudicar a estabilidade. Consulte o manual do proprietário para saber a capacidade de carga exata da sua picape.

2. Use uma cobertura de caçamba adequada
Invista numa cobertura específica, com as dimensões corretas para a sua caçamba. Existem vários tipos e tamanhos de caçambas. Algumas coberturas contam com elásticos ou cintas para fixação. Para proteger melhor a cobertura e a caçamba, use somente os pontos de ancoragem recomendados. Se a sua caçamba vem com três pontos de afivelamento, use sempre os pontos da frente, próximos da cabine, além de, pelo menos, o do centro ou os de trás. 

3. Conheça as tecnologias
As picapes modernas têm tecnologias que ajudam a enxergar melhor e dirigir com mais confiança. A câmera de ré, por exemplo, pode ser muito útil quando se transporta carga alta. A Ranger possui também sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, controle automático em descidas, que desacelera automaticamente o veículo para manter uma velocidade programada, o controle adaptativo de carga, que ajusta automaticamente a força de frenagem em cada roda em função do carregamento do veículo, e o assistente de partida em rampa.

4. Proteja cargas frágeis
Ao transportar cargas frágeis, como papel de parede, tapetes ou painéis de madeira, que podem voar, molhar ou sofrer danos durante a viagem, uma boa ideia é cobri-las com papel filme aderente.

5. Use redes para objetos mais leves
Dê atenção especial às cargas pequenas. O fato de caberem facilmente na caçamba não significa que estarão seguras. Proteja os objetos menores, como malas, com redes de náilon ou poliéster. Além de resistentes, essas redes são leves e fáceis de guardar. 

6. Use cintas para móveis e eletrodomésticos
Quando transportar móveis ou eletrodomésticos grandes, prefira cintas de fibra sintética para a amarração. Prenda as cintas nos próprios móveis ou de forma cruzada no topo para evitar seu movimento em todas as direções.

7. Distribua o peso de forma equilibrada
Diferentemente dos móveis, materiais de construção como cimento e areia permitem uma distribuição mais fácil, que você deve aproveitar. Uma distribuição de peso desigual pode prejudicar a dirigibilidade. Mantenha as cargas mais pesadas na frente, perto da cabine, e o mais baixas possível. Isso ajuda a manter a dianteira mais pesada e melhora a estabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário