terça-feira, 12 de junho de 2018

Tireoide: saiba qual o cardápio ideal para garantir o bom funcionamento dessa glândula



Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, indica quais os alimentos saudáveis capazes de auxiliar na produção de hormônios vitais; entre eles, castanhas, leguminosas, peixes de água salgada, carnes e feijão

De acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS, cerca de 300 milhões de pessoas têm disfunção na tireoide





Quando a assunto é tireoide, será que a alimentação também deve ser levada em conta? Com certeza! Afinal, ela pode ajudar, e muito, a garantir seu bom funcionamento. Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, cerca de 300 milhões de pessoas têm disfunção na tireoide. Mas, a boa notícia, é que sabendo fazer a escolha correta dos alimentos é possível determinar como essa glândula vai realizar sua função. Para ajudar, Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, indica quais os alimentos que devem fazer parte da alimentação saudável.

De formato que lembra uma “borboleta”, a tireoide é responsável pela produção de hormônios vitais, como o T3 (triodotironina) e o T4 (tiroxina), essenciais para órgãos, como coração, cérebro, fígado e rins. “Uma vez que a alimentação influencia diretamente no funcionamento dessa glândula, é preciso aprender a fazer escolhas conscientes, e para isso, o primeiro passo é entender o que deve ser consumido em menores ou maiores quantidades”, explica Renata.

Para ajudar a manter a tireoide saudável, alguns alimentos que devem ser incluídos com frequência e em maiores quantidades no cardápio, são:

  • Sal iodado: O iodo é um dos principais nutrientes favoráveis à boa função da glândula, e o uso moderado de sal de cozinha iodado fornece a quantidade adequada para isso. Peixes de água salgada e as algas marinhas também são ótimas fontes e podem fazer parte da alimentação saudável.
  • Selênio: presentes nas castanhas e leguminosas, esse mineral antioxidante é um excelente aliado ao bom funcionamento da tireoide.
  • Carnes magras: são boas fontes de vitaminas de complexo B – que podem estar em quantidades reduzidas em pessoas com alterações da tireoide, por isso, podem ser incluídas com frequência na rotina alimentar.
  • Zinco: é outro elemento muito importante e que deve fazer parte da alimentação diária. Boas fontes de zinco são as carnes em geral, os feijões e os cereais integrais.
  • Fibras: pessoas com disfunções na tireoide têm uma maior tendência a constipação intestinal. Por essa razão, recomenda-se sempre uma alimentação rica em fibras e uma boa hidratação ao longo do dia.

E, também vale lembrar! Alguns alimentos específicos precisam ser consumidos de forma moderada, para não interferir na função correta da tireoide.

è A, Soja, por exemplo, deve ser consumida de forma controlada, pois possui um tipo de composto chamado isoflavonas, que pode interferir na produção dos hormônios, e o ácido fítico, que pode interferir na absorção de nutrientes como o zinco e o magnésio.      
è Brócolis, couve-flor, repolhos e couve crus estão liberados, desde que prioritariamente na forma cozida/refogada.
è Pessoas com alterações na glândula também podem apresentar uma maior chance de resistência à insulina, por isso, é sugerido evitar o consumo excessivo de farinhas refinadas e açúcares no dia a dia.
è E, por fim, mas não menos importantes, os compostos como corantes artificiais e alguns conservantes também devem ser evitados.

Pra uma alimentação equilibrada e favorável ao bom funcionamento da tireoide, Renata indica um cardápio especial:

CARDÁPIO 
Café da manhã: Ovo mexido + banana com aveia + café ou chá 
Lanche: 1 col de sopa de semente de abóbora temperada + 2 castanhas do Pará 
Almoço: Arroz integral com cenoura ralada + feijão carioca + carne grelhada + salada de folhas com semente de gergelim + espinafre refogado 
Lanche: Biscoito de arroz integral com patê de azeitona  
Jantar: Tabule de quinoa + salmão grelhado + beterraba ralada 
Ceia: Leite com cacau em pó 

RECEITAS DA NUTRI
Tabule de quinoa 
1 xícara de chá de quinoa em grãos cozidos 
1 xícara de chá de pepino picado em cubinhos 
½ xícara de chá de cebola picada em cubinhos 
½ xícara de chá de tomate picado em cubinhos 
Limão, sal e hortelã a gosto para temperar 

Semente de abóbora temperada 
1 xícara de semente de abóbora in natura 
Sal, azeite e pimenta do reino a gosto 
Misture o sal, a pimenta e o azeite nas sementes. 
Disponha as sementes em uma assadeira de modo que fiquem bem espalhadas 
Leve ao forno até que comecem a doura (entre 40 e 50 min) 
Deixe esfriar
Opcional: acrescentar ervas variadas (orégano, alecrim, sálvia, chimichurri, etc). 

Patê de azeitona 
1 pote de creme de ricota 
½ xícara de chá de azeitonas pretas 
Cheiro verde a gosto 
Bata no processador ou mixer até formar uma pasta homogênea


Sobre o Oba Hortifruti

A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

Atualmente, a marca possui mais de 30 lojas espalhadas pelos estados de São Paulo e Distrito Federal. Com quase 40 anos de história, a rede expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.

É gostoso comer bem!

Acesse: www.redeoba.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário