Os animais de estimação estão cada vez mais presentes na vida dos brasileiros. Segundo dados da última Pesquisa Nacional de Saúde realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2015, o Brasil tem mais de 52 milhões de cães e cerca de 22 milhões de gatos criados em domicílio. Os cachorros estão em 44,3% das residências no País, enquanto os felinos marcam presença em 17,7% dos lares.
Com tantos peludos por aí, é cada vez mais comum vermos pessoas levando seus animais soltos no carro, com a cabeça para fora da janela ou até mesmo no colo do motorista. Esse hábito, além de perigoso, pode gerar multa e pontos na CNH. Segundo o artigo 252, inciso II, do Código de Trânsito Brasileiro, dirigir o veículo transportando pessoas, animais ou volumes à sua esquerda ou entre os braços e pernas é considerada infração média (4 pontos na carteira) e passível de multa (R$ 130,16). Outro artigo, o 235, estabelece que conduzir pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo, salvo nos casos devidamente autorizados, é infração grave (5 pontos), quetambém incorre em multa (R$ 195,23).
De acordo com Marcus Romaro, engenheiro de tráfego do Campo de Provas da Ford em Tatuí, levar animais soltos no carro é muito perigoso. “Eles podem atrapalhar a concentração do motorista. Há risco de se enroscarem nos pedais, impedindo o uso dos freios, se necessário. Podem ainda saltar de um lado para o outro ou, em último caso, até mesmo para fora do veículo,caso o animal esteja no colo e os vidros, abertos”, explica.
Para evitar que os bichos fiquem soltos no carro, a Ford oferece como acessório a cadeirinha para pet. Segundo Alexandre Capitanio, supervisor de Desenvolvimento de Acessórios da Ford, a cadeirinha é destinada a animais de pequeno e médio porte, até 10 kg, possui altura regulável e deve ser utilizada com coleiras de modelo peitoral. Além disso, o acessório protege o assento do automóvel de resíduos, é dobrável, fácil de transportar e tem um ano de garantia. É um acessório que promove mais conforto para o bichinho de estimação e segurança para o motorista.
Segundo Romaro, outra forma de transportar os bichinhos no automóvel é colocá-los em caixas apropriadas para pets e alojá-las no porta-malas, desde que a caixa fique bem presa para que não se movimente durante a rodagem do veículo e que o local tenha ventilação adequada. “Por isso, esse uso é mais indicado para hatches, peruas, vans e utilitários esportivos que permitam a remoção do tampão superior do porta-malas e/ou basculamento dos bancos”, alerta. O engenheiro lembra ainda que o animal deve ser retirado do carro se for necessário parar ou estacionar por um período prolongado.
FORD BRASIL
A Ford Motor Company está estabelecida no Brasil desde 1919, onde mantém as marcas automotivas Ford, Ford Caminhões e Troller e uma estrutura de 11.500 empregados e quatro fábricas, além do Campo de Provas de Tatuí. Para mais informações sobre os produtos da Ford, acesse http://www.ford.com.br.
SOBRE A FORD MOTOR COMPANY
A Ford Motor Company é uma empresa global com sede em Dearborn, Michigan, EUA. A empresa projeta, fabrica, comercializa e presta serviços pós-venda a uma linha completa de carros, picapes, SUVs e veículos eletrificados da Ford e veículos de luxo da Lincoln, fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company e busca posições de liderança em eletrificação, veículos autônomos e soluções de mobilidade. A Ford emprega aproximadamente 203.000 pessoas em todo o mundo. Para obter mais informações sobre a Ford, seus produtos e a Ford Motor Credit Company, acesse www.corporate.ford.com.
Finalmente as informações sobre os riscos no transporte dos nossos pets, custos pelo não cumprimento da legislação e ainda ter disponível o acessório que atende nossas necessidades!!! Muito obrigada!!!!
ResponderExcluir