SÃO PAULO - Estudo da Microsoft feito com contatos do MSN mostra que em 6 contatos um usuário se conecta a qualquer outro.
Uma análise feita por dois pesquisadores a pedido da Microsoft analisou 30 bilhões de conversas eletrônicas feitas pelo comunicador MSN. Os pesquisadores usaram um universo de 180 milhões de usuários para realizar a pesquisa.
A idéia era descobrir a partir de quantas conexões uma pessoa qualquer pode chegar até outra pessoa qualquer. Assim, um usuário de São Paulo (A) era comparado a outro, da Índia (B), por exemplo. A pesquisa tentava achar quantas conexões eram necessárias para juntar A e B.
Na média, o estudo concluiu que 6,6 contatos separam uma pessoa de outra. Assim, um amigo do amigo do amigo, até seis ou sete níveis, te colocaria em contato com qualquer outra pessoa.
A teoria dos “seis níveis de separação” é uma história antiga, nunca confirmada, e por várias vezes defendida pelo ator americano Kevin Bacon. O ator afirma, há muitos anos, que todos os atores do planeta podem se conectar, em média, consultando até seis amigos.
Os pesquisadores Eric Horvitz e Jure Leskovec, que conduziram o estudo, disseram ao jornal Washington Post que se surpreenderam com o resultado do estudo. Horvitz e Leskovec contam que, inicialmente, achavam a teoria exagerada e que, na prática, não existiria contatos unindo muitas pessoas que não se conhecem. O cruzamento de diálogos no MSN, no entanto, mostrou o contrário.
fonte:http://info.abril.com.br/aberto/infonews/082008/04082008-34.shl
Nenhum comentário:
Postar um comentário