Os pesquisadores analisaram o humor dos participantes antes e depois da exibição de um vídeo. A um grupo de voluntários foi mostrada uma apresentação de comédia, enquanto os outros assistiam a um vídeo de instruções sobre como instalar revestimentos. Após a exibição, aqueles que assistiram à comédia estavam significantemente mais bem humorados - o segundo grupo não apresentava grandes variações no humor.
Ambos os grupos foram, então, submetidos a um teste de memória. Usando fones de ouvido, cada um escutava uma média de quatro números por segundo. Depois, os participantes eram perguntados sobre os últimos números que tinham ouvido. Aqueles que assistiram à comédia tiveram um desempenho bem pior do que os outros na tarefa de memorização.
Apesar dos resultados, Martin afirma que estar de bom humor não é ruim. "O bom humor aumenta a capacidade de resolver problemas e outros aspectos do pensamento", ressalta. A pesquisadora acrescentou ainda que novos estudos serão feitos para analisar o impacto do humor sobre a capacidade de memorização em outros contextos, como em uma sala de aula, por exemplo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário