quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

o que fazer para deixar blazer e paletó sempre novos

Limpeza, passadoria e conservação inadequadas podem trazer danos irreversíveis às peças, essenciais para homens que primam pela elegância
 
 
C:UsersCristina ThomazDesktopfashion-1979136_1920menor.jpg
 
 
Paletó e blazer são duas peças essenciais no guarda-roupa masculino. O primeiro, normalmente, é parte de um conjunto que inclui calça ou colete. O segundo é uma peça solta, mais casual. Ambos requerem cuidados especiais no que diz respeito à limpeza, passadoria e conservação e quem ensina o que fazer para deixá-los sempre como novos é Alaor Chiodin da Lavanderia Wash, especializada em roupas finas.
 
Limpeza
 
- Nem blazer nem paletó devem ser lavados em máquina de lavar. Ambos devem ser limpos a seco. São peças normalmente confeccionadas em tecidos mais nobres e o que faz toda a diferença é o caimento. Também tem a questão da entretela que dá forma à lapela das peças. Normalmente, ela é colada ao tecido e a água pode promover o descolamento. Bolsos, mangas e colarinho requerem limpeza manual – geralmente acumulam bastante sujidade.
 
- Paletós e blazers jamais devem ser guardados sujos. Se estão com respingos de alimentos ou bebidas, é importante não tentar removê-los de maneira caseira, pois há risco de promover manchas ainda mais sérias e, muitas vezes, irremovíveis.
 
- Uma escova macia e seca pode ser utilizada para remover a poeira superficial que, muitas vezes, se acumula sobre o tecido.
 
- Após a limpeza a seco, o ideal é que o blazer e o paletó sequem em estufa, devidamente pendurados em cabides anatômicos. Na secadora, além do risco de desestruturar as peças, também existe a possibilidade de encolhimento.
 
Passadoria
 
- A beleza de um blazer ou paletó fica comprometida se apresentar brilho da passadoria. Isso ocorre quando há a queimadura da costura pelo uso do ferro de passar em temperatura muito quente. O tecido, quando levemente queimado, produz um brilho característico, demonstrado quando a pessoa se move. É um dano irreversível ao tecido. Por isso, é preciso passar a peça na temperatura adequada e com protetores especiais, que evitam sua queimadura.
 
- O mesmo cuidado vale para a entretela Se ela receber um calor muito intenso, se descola e forma bolhas, que só poderão ser removidas se for trocada. Todo cuidado é pouco.
 
Conservação
 
 - Reveze o uso dos ternos, procurando não usá-los em dias seguidos. No dia em que não os utilizar, deixe-os pendurados fora do armário, para que ventilem. O mesmo vale para os blazers.
 
- Guarde os paletós e blazers com uma capa de TNT. Isso evita que a poeira se acumule sobre eles. O saco plástico que os reveste ajuda, apenas, no transporte da lavanderia para casa, mas deve ser logo removido. O plástico impede que o tecido “respire”.
 
 - Paletós e blazers devem ser pendurados em  cabides largos, anatômicos, para que não deformem. Se forem colocados em cabides finos, como das calças, poderá se formar um “bico” nos ombros. Dependendo do tempo que permanecer no cabide, esta marca só sai se a peça for lavada e passada novamente.
 
- Há closets iluminados e sem porta. E muitas pessoas, após se vestirem, se esquecem de apagar as luzes. A luz, caso incida por muito tempo sobre as peças, pode descorar especialmente os paletós de inverno ou de couro. Ela ‘queima’ o tecido. E não há como recuperar a cor numa simples lavagem.
 
 
Sobre a Lavanderia Wash
 
Há mais de 40 anos no mercado, a Lavanderia Wash oferece um serviço que pouquíssimas lavanderias do Brasil realizam: o tratamento personalizado em roupas finas, com processo artesanal. Limpa vestidos de noiva e de festa; ternos e roupas finas com todo o cuidado e a tecnologia necessária para que fiquem perfeitos. Possui quatro unidades na cidade de São Paulo para captação e entrega das roupas, e uma usina central onde as peças são tratadas, visando manter a qualidade e alcançar os melhores resultados.
 
A empresa investe em treinamento constante de seus profissionais e, em 2009, conquistou o selo ISO 9001:2008, que atesta a qualidade. É a única lavanderia brasileira não-industrial a possuir tal referência. Também trabalha com roupas de cama, mesa e banho, peças de uso diário, jeans, camisas, entre outras, além de itens que merecem atenção e cuidado como casacos de pele; roupas, bolsas e calçados de couro e camurça; tênis; bebê-conforto e carrinho de bebê; roupas de esqui e casacos impermeáveis e até mesmo bichinhos de pelúcia.
 
Lavanderia Wash, a grife das lavanderias. Acesse: www.wash.com.br     


Endereços da Lavanderia Wash

Jardins
Alameda Lorena, 1378
(11) 3061-3773

Vila Nova Conceição
Rua Diogo Jácome, 497
(11) 3849-4002

Campo Belo
Rua Dr. Jesuíno Maciel, 844
(11) 5044-1586

Sumaré
Rua Heitor Penteado, 33
(11) 3871-2222
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário