quinta-feira, 24 de março de 2011

mania de juntar lixo...




Chega a ser engraçado ler um título desse, mas a coisa é mais seria do que parece... pessoas que tem a amnia de ir juntando coisas e mais coisas inuteis, vulgo Lixo, podem ter Toc ou ate mesmo depressão.


A pessoa simplesmente começa a juntar coisas e guarda-las acreditando que poderam ser uteis...mas na verdade elas noa consegue é defazer desses objetos. nem adianta tentar fazer uma faxina forçada, porque mais dia menos dias estara la tudo de novo.


Esse problema é causado por um distúrbio químico, que precisa ser tratado com medicação e terapia. O paciente pode nascer com propensão ao TOC ou desenvolvê-lo ao longo da vida. “O transtorno é causado por fatores hereditários, mas há a influência do ambiente onde a pessoa vive ou de traumas sofridos por ela”.


a pscologa Marina Vasconcellos explica que jogar esses coisas no lixo traria um sofrimento atroz ao colecionador, pois ele vive preso a rituais. "O paciente fica escravo da doença. Quem está de fora nunca entenderia, pois não tem lógica.”


Fazer terapia ajuda a descobrir a causa do distúrbio, mas, principalmente, ensina a conviver com ele. Os sintomas têm a ver com a dinâmica da vida da pessoa, que precisa ser observada.

Um comentário:

  1. como posso ajudar uma pessoa assim sem leva-ao medico? pois ele nao se acha doente diz que vai usar tudo um dia.

    ResponderExcluir