quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

funchicoria...pozinho magico para os bebes


 

Quem usa a Funchicórea diz que é tiro e queda: é só colocar um pouquinho do pó na chupeta que ele para de chorar na hora. Mistura de funcho (erva-doce) com chicórea e sacarina, o fitoterápico indicado para cólicas de recém-nascidos é vendido em qualquer farmácia e deixa muitos pais aliviados. Já para médicos ouvidos pelo UOL Ciência e Saúde, o recurso deve ser utilizado só em último caso.
Muitos médicos condenam a Funchicórea porque até o sexto mês a criança deve receber apenas o leite materno. Além disso, há controvérsias em relação ao consumo de sacarina, um adoçante artificial, na infância. “Eu indico só se o bebê não estiver no aleitamento exclusivo; e faço isso mais pela mãe, que fica aflita porque não pode fazer nada para aliviar a cólica do filho”, conta o pediatra Sylvio Renan, autor do Blog do Pediatra.

Segundo ele, embora haja relatos esporádicos de sedação excessiva induzida pelo uso exagerado de Funchicórea, não há nenhuma contraindicação formal que justifique qualquer receio dos pais em usar o pó, desde que respeitadas as dosagens.

No entanto, Renan diz que não há comprovação científica de que o fitoterápico realmente funcione contra cólicas, embora o uso de chá de erva-doce para aliviar problemas digestivos entre adultos seja popular. “Tudo leva a crer que é o sabor doce o responsável por distrair a criança e diminuir a sensação dolorosa”, afirma o médico.



O cirurgião-dentista Tommaso Pasanisi Filho, pai de Isabella, de 2 meses, sabe que é o gostinho adocicado o responsável pela reação da filha ao produto, por isso usa a Funchicórea nos momentos em que só a chupeta não resolve. "Como não tem contraindicação e é um fitoterápico, uso sempre para acalmar os gritos e choros nos momentos de cólica intensa", diz.

Será que é cólica?

A médica Sandra de Oliveira Campos, professora do departamento de pediatria da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), também não é totalmente contrária ao uso da Funchicórea. Mas ela questiona a real necessidade de se apelar para o fitoterápico: “A cólica do bebê não é uma doença; é a mesma sensação que o adulto tem ao ir ao banheiro, ou quando está com gases, mas para o recém-nascido isso é percebido como incômodo”, explica.
Ela também reitera que é preciso avaliar se o problema é mesmo a cólica, especialmente no primeiro mês, em que o choro pode ser interpretado de várias maneiras. “É preciso ver se a fralda está apertando, ou se ele quer somente se aconchegar - no útero era tudo apertadinho, e a criança às vezes se incomoda em ficar soltinha", ensina.

A pediatra lembra que a queixa também pode ser sinal de fome, mesmo que o bebê tenha mamado há pouco tempo. "E isso não significa que o leite da mãe seja 'fraco', como muitas imaginam; apenas que ele não mamou tudo o que tinha de mamar", avisa. Afinal, é muito pouco tempo para a criança se adaptar ao esquema de alimentação proposto pela mãe.
Para resolver o choro do bebê, Renan costuma indicar um banho morno, que imita as condições do útero materno, ou simplesmente tirar a roupinha do bebê e aconchegá-lo. "Quanto menor a criança, maior a necessidade de contato de pele", observa.

Se o problema for mesmo a cólica, pode-se tentar as seguintes manobras: massagear o ventre do bebê com óleo de amêndoas ou aplicar uma compressa morna, para diminuir a dor. Também ajuda a famosa “ginastiquinha”: dobrar as pernas do bebê e pressionar levemente contra a barriga, para ajudar na expulsão dos gases.

O mais importante é não entrar em desespero, pois as cólicas tendem a diminuir a partir do terceiro mês. E consultar sempre o pediatra antes de oferecer qualquer chazinho ou fitoterápico ao bebê, já que produtos naturais também podem causar efeitos indesejados.


fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2010/07/23/fitoterapico-para-colica-de-bebe-deve-ser-usado-so-em-ultimo-caso-dizem-medicos.jhtm

Um comentário: